Inclusão social é o processo para melhorar as condições de participação na sociedade das pessoas mais vulneráveis – com base na idade, sexo, deficiência, etnia, origem, religião, condição económica ou outra – através da ampliação de oportunidades, do acesso a recursos, da voz e do respeito pelos direitos.
Inclusão Social e Emprego
Portugal enfrenta desafios relevantes. O aumento do emprego e o combate ao desemprego, nomeadamente de longa duração e dos jovens, bem como a luta pela inclusão e o combate das desigualdades e discriminações constituem objetivos comuns a toda a União Europeia que são assumidos no Portugal 2020 com a devida prioridade. Neste sentido, o Programa Operacional Temático Inclusão Social e Emprego permitirá reforçar os instrumentos nacionais que permitam concretizar uma estratégia que, promova um crescimento inteligente, respondendo de forma sustentada ao desafio do emprego e da inclusão social.
Assim o Programa Operacional Temático Inclusão Social e Emprego (PO ISE) visa o “reforço da integração das pessoas em risco de pobreza e o combate à exclusão social, assegurando a dinamização de medidas inovadoras de intervenção social e os apoios diretos aos grupos populacionais mais desfavorecidos, as políticas ativas de emprego e outros instrumentos de salvaguarda da coesão social”, a prosseguir através dos seus Objetivos Temáticos (OT).
Eixos Prioritários
1 – Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego
2 – Iniciativa Emprego Jovem
3 – Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação
4 – Assistência Técnica
No âmbito do OT 8, Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores será dada uma resposta particular ao elevado nível de desemprego jovem através da Iniciativa Emprego Jovem.
8i. Acesso ao emprego
8ii. Integração profissional
8iii. Emprego por conta própria, empreendedorismo e criação de empresas, incluindo micro, pequenas e médias empresas inovadoras
8iv. Igualdade de género
8v. Adaptabilidade dos trabalhadores das empresas e dos empresários
8vii. Modernização do mercado de trabalho
8viii. Apoio ao desenvolvimento dos viveiros de empresas e à atividade por conta própria, às microempresas e à criação de empresas e microempresas
Também o desemprego de longa duração, a incidência territorialmente diferenciada do desemprego e as baixas qualificações da maioria dos desempregados, bem como o elevado peso de trabalhadores com baixas qualificações, particularmente em pequenas e micro empresas e de empregados com “vínculos instáveis”, terão resposta neste PO.
Por outro lado a elevada desigualdade, designadamente entre homens e mulheres e entre os mais e os menos qualificados, os constrangimentos à conciliação da atividade profissional com a vida privada e familiar, o acesso limitado dos empregados menos qualificados a oportunidades de formação e de aprendizagem ao longo da vida serão prioridades de intervenção.
No que se refere ao OT 9, Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação, será reforçada a intervenção das políticas públicas em prol da inclusão social e do emprego, em particular de pessoas com dificuldades de (re)integração profissional e em risco ou em situação de pobreza ou exclusão social, num contexto económico e social reconhecidamente difícil, incidindo em duas grandes vertentes de intervenção:
na capacitação ou apoio direto a essas pessoas, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade;
e na promoção da melhoria sustentável de serviços (públicos, privados/associativos ou sem fins lucrativos) de qualidade, particularmente na área social e de saúde
Para concretização desta estratégia será mobilizado um conjunto de prioridades de investimento em torno dos seguintes eixos que estruturam a intervenção do PO ISE:
Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego;
Iniciativa Emprego Jovem;
Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação;
9ii. Inclusão ativa, inclusivamente com vista a promover oportunidades iguais e a participação ativa e melhorar a empregabilidade
9iii. Igualdade de oportunidades
9iv. Acesso a serviços sustentáveis
9v. Empreendedorismo social
This is Liquid Fancy heading element
Hard work
Success needs hard work. Don’t listen to these ‘get rich quick’ schemes. You need to build your character and work hard on yourself and your business to achieve greatness. Work hard and work smart. Do the right things and do them in the right way. Don’t procrastinate. Take bold actions. Work long hours and craft your legacy.
Learning from failure
Successful people do not see failures as failures. They see them as important learning lessons. Lessons that are capable of giving them insights to prevent such mistakes from happening again. By adopting this mindset of turning each failure into a learning lesson or opportunity, you can never fail until you yourself quit.
You should be able to find several indispensable facts about motivation in the following paragraphs. If there’s at least one fact you didn’t know before, imagine the difference it might make. It’s so difficult to go on when everything seems to fail, isn’t it? Are there times in your life when you really want to call it “quits” because you just can’t see any good results from all the hard work you’ve done?
“Success is the result of perfection, hard work, learning from failure, loyalty, and persistence”
Colin Powell